.Poeta e Pensador

ruiemanuelpais
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010

YOGA - UNIÃO DO CORPO COM A MENTE - FILOSOFIA ORIENTAL

 

YOGA – UNIÃO DO CORPO COM A MENTE

Yoga é vida. A perfeição das acções. Promove a saúde e harmonia entre corpo e mente.

É todo processo de se chegar à nossa essência.

Seu objectivo principal é o de unir o Eu inferior com o Eu superior.

O Eu superior seria a nossa essência, nosso espírito, a fonte de nossa existência.

O Eu inferior a nossa personalidade. Ex: nome, o que faço, etc...

Busca-se também saúde através do yoga, ou seja, bem-estar físico, mental, social.

O yogue deve buscar comodidade e relaxamento do corpo através das ferramentas que o yoga oferece:

Hatha Yoga: prática voltada para o bem-estar físico, mental e energético. Divide-se em 4 partes:

1 – Postura – (asanas) = posturas psicofísicas.
2 – Respiração – (Pranayamas) = Técnicas de controle da energia vital.
3 – Tonus muscular – (grau de contracção muscular) = relaxamento
4 – Atitude Mental – (estado mental) = meditação

Existe uma postura física para cada estado mental.

Se interferirmos nas três primeiras (1,2 e 3), modificamos a atitude mental (4).

Yoga é a percepção da verdade, alcança-se quando a mente se tranquiliza. Devemos procurar parar as modificações da mente e mantê-la calma. Quando a mente esta totalmente voltada para fora não se percebe o que existe no ser mais profundo. O processo de yoga acalma a mente e deixa a percepção da verdade entrar, visando um estado mental completo.
 
 
Cura holística
 
Por volta de 5000 anos AC, o povo drávia - que vivia às margens do rio Indo - criou um sistema ímpar de cuidado ao corpo e iniciava o que hoje conhecemos por Medicina Ayurvédica. Como este povo era basicamente uma sociedade iniciática, e conscientes de que o corpo é um veículo para ter acesso à consciência superior, prepararam-nos para o que hoje entendemos por cura holística, pois é impossível separar matéria e espírito para podermos falar realmente de cura integral.

A palavra Ayurveda é sânscrita e quer dizer Ciência, ou Consciência da Vida (AYU= vida e VEDA= ciência, consciência).
De geração em geração, via costume e tradição oral, essa forma de cura regida pelas leis universais tem sido praticada na Índia e levada ao exterior por mestres e discípulos que buscam levar ao mundo os benefícios dessa tradição milenar, que visa que os indivíduos saudáveis permaneçam saudáveis e os que tenham problemas possam alcançar a saúde plena, ou seja, é uma ciência que procura promover a saúde e a felicidade.



A Medicina Ayurvédica faz respeitar a diferença de constituição de indivíduo para indivíduo e no seu estilo de vida. Os alimentos são escolhidos seguindo esses parâmetros, bem como busca-se a manutenção do equilíbrio das energias dentro de nós e não apenas nos sintomas individuais. Na Ayurveda os diagnósticos são confirmados pela observação, análise, exame directo e pelos conhecimentos extraídos dos antigos textos sagrados.
Ayurveda parte do princípio de que existem forças energéticas que influenciam os seres humanos.
Estas forças são chamadas de Tridoshas (Pita, Kapha e Vata) e são descritas como as três energias fundamentais que regulam todo o processo natural nos níveis microcósmicos e microcósmicos. Isto é, as mesmas energias que produzem efeitos nas várias galáxias e sistemas solares estão operando na fisiologia humana. Estas três energias universais são o Tridosha.
Uma vez que a Ayurveda relaciona de forma intrínseca o corpo com a mente, ela conjuga ao mesmo tempo uma enorme quantidade de informações sobre esta matéria nos seus diagnósticos e tratamentos.
Muito mais do que um sistema médico, A Ayurveda é uma Ciência de Vida.

Todos nós somos partes integrantes da Natureza. Tal como os animais e as plantas que vivem em harmonia e utilizam as Leis da Natureza para viverem saudáveis e em equilíbrio, a Ayurvédica, através dos conhecimentos que possui, procura levar os seres humanos também a viverem de acordo com essas leis e princípios, levando os indivíduos a reencontrarem o seu equilíbrio e a viverem como seres verdadeiros, de acordo com a sua essência.
……………………………………
Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índiahá mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
As Técnicas do Yoga
Existem várias modalidades de Yoga, cada uma focando um aspecto mais do que outro. As técnicas mais utilizadas são:
Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.
Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No inicio, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigénio. Depois, eles actuam em nossas emoções auxiliando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem directamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.
Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc. Tudo isso para que possamos sair da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranquilidade. A serenidade advinda desses momentos é deliciosa e permanece por vários dias.
Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.
Quais os Efeitos do Yoga?
O Yoga actua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Mas o que torna o Yoga único é o fato dele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massajar os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigénio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inactividade, o cansaço, a postura incorrecta e o envelhecimento é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do quotidiano.
 
O Que é Necessário para Obter esses Efeitos?
Diferente do que muita gente pensa, não é necessário acreditar em nada exótico para praticar Yoga e receber seus benefícios. Tudo o que você precisa é praticá-lo com regularidade e empenho. A constância no Yoga opera verdadeiros milagres em nosso corpo e em nossa vida. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio.
Pergunta Freqüentes que nos Fazem.
O que é Yoga?
O Yoga (pronuncie Yoga, com ô fechado) é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. Juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, o Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.


Quais os efeitos da prática do Yoga?
Os efeitos do Yoga são muitos: desenvolve o tonus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o stress, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal. Esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica. Embora levem alguns meses para se manifestarem, esses benefícios lhe acompanharão por toda a vida.
Qual é o tipo de Yoga ensinado no Aruna?
No Aruna temos o Power Yoga, Ashtanga Yoga e o Yoga Tradicional. A prática de Yoga Tradicional tem um ritmo mais tranquilo, de acordo com as possibilidades individuais. A flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e relax auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para os iniciantes e pessoas com qualquer tipo de limitações físicas (problemas de coluna, coração, etc.). Assim, você começa de uma maneira tranqüila e, quando se sentir pronto, poderá passar para as práticas mais fortes.
O Power Yoga é uma técnica vigorosa, desafiante e agradável. Uma combinação única de movimentos fortes e fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação também estão presentes aprimorando o intercâmbio entre corpo-mente-emoções.
O Ashtanga Yoga ou Ashtanga Vinyása Yoga é o método ensinado pelo mestre indiano Sri Pattabhi Jois e consiste em sequências fixas nas quais o Power Yoga se inspirou. É uma prática para aqueles que já experimentaram o Power Yoga e querem algo mais avançado.
O Power Yoga é indiano?
Sim. O Power Yoga é uma forma de Hatha Yoga baseado no Ashtanga Vinyása Yoga, ensinado por Sri Pattabhi Jois em Mysore e no Iyengar Yoga, ensinado por Sri B.K.S Iyengar. A combinação dessas duas técnicas produz um Yoga desafiante e dinâmico.

Como são as aulas?
Em geral começamos com movimentos suaves para despertar o corpo, passamos para as sequências de “Saudação ao Sol” que aquecem músculos e articulações e aumentam a resistência física. Em seguida trabalhamos os ásanas, posições do Yoga. A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar e alinhar músculos e articulações. A aula termina com o relaxamento e a meditação, nos colocando num estado de serenidade e bem estar indescritível.
Quantas vezes por semana devo praticar?
O melhor é praticar todos os dias mas nem sempre isso é possível. Duas práticas por semana produz um resultado bom em médio prazo. Praticando três ou quatro vezes na semana, você fortalece e energiza seu corpo muito mais rapidamente, o que lhe deixará estimulado a continuar a prática. Regularidade é fundamental para obter resultados, portanto, não falte nas práticas.


E se eu não conseguir fazer todos os exercícios?
Nenhum de nós consegue fazer todos os exercícios. Se você ficar perdido durante a prática, pare por um momento e observe as pessoas que estão ao seu lado. É comum, nas primeiras semanas, ter alguma dificuldade pois não estamos familiarizados com os exercícios. Após algumas práticas, você será capaz de acompanhar perfeitamente as instruções do professor.
Mas e se eu não puder nem mesmo tocar os pés?
Para começar a praticar Yoga, a única coisa que você precisa é de uma mente flexível. Com tempo e paciência a flexibilidade virá. O mesmo podemos dizer em relação à força. No Power Yoga trabalhamos dentro dos limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a aceitação em relação ao corpo. É a partir da aceitação que poderemos crescer na prática e expandir nossos limites.

Posso comer antes da prática?
É melhor não. Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula. Opte por comer uma fruta ou algo leve se for necessário se alimentar antes de praticar.
O que devo vestir para praticar?
Use roupas leves e próprias para exercícios. Uma camiseta com bermuda, short ou calça de moletom é suficiente e praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e visualmente agradável. Isso aumenta nossa vontade de praticar.

Por que as janelas ficam fechadas durante a prática?
As janelas fechadas ajudam a manter o calor gerado pela respiração e pelos movimentos. Esse calor produz a queima de toxinas em nossos órgãos e tecidos. Se as janelas ficarem abertas e começar a ventar podemos perder todo o trabalho da aula. Também, alguém poderia se resfriar por estar com o corpo aquecido e receber uma corrente de ar fria.
Pode-se tomar água durante a prática?
Sim, mas não recomendamos. Além de ter de parar a prática para beber, você também terá uma perda de calor ao ingerir água. Lembre-se, o calor é parte integrante de nossa prática. Só beba se for inevitável.
Preciso de algum material especial para fazer Yoga?
Se você tiver seu próprio mat (tapetinho) traga-o para a prática. Se não tiver use uma toalha para colocar sobre o mat que fornecemos. Uma toalha de rosto também é recomendada para enxugar o suor se for necessário. Traga também o Power Yoga Eye Bag para o relax. Esse saquinho de tecido com grãos que colocamos sobre os olhos é um grande instrumento que reduz a luminosidade e aprofunda o relaxamento, deixando a mente quieta e serena.


O que significa NAMASTÊ?

NAMASTÊ é o cumprimento em sânscrito que usamos no final da prática e significa “a minha essência saúda a sua essência”. Essa saudação invoca a percepção de que todos compartilhamos da mesma essência, da mesma energia e, portanto, não há distinção ou competitividade entre os praticantes. O Yoga nos ensina a ver nos outros um reflexo de nós mesmos: alguém que também chora, ri, sofre e ama como nós. Assim, desenvolvemos a compaixão e a conexão com tudo o que nos rodeia.

E se eu precisar chegar alguns minutinhos atrasado?
É fundamental que você chegue no horário. A prática tem uma estrutura que ajuda a preparar o corpo antes das posições. Além disso, nos primeiros minutos da prática procuramos criar um ambiente adequado para que a mente se estabilize e sua consciência aflore. Se você perder dois ou três minutos, já estará comprometendo sua prática, pois seu corpo não estará no mesmo ritmo dos demais, sua mente estará dispersa e você poderá forçar demasiadamente.

As aulas de meu cartão que não forem usadas num mês podem ser transferidas para o mês seguinte?
Não. É importante que você observe a data de validade de seu cartão. As aulas que não forem feitas até essa data serão perdidas. Mas isso é difícil de acontecer já que dispomos de tantos horários e você pode frequentar qualquer um deles.
Agora, Vamos Começar!
Escolha uma das técnicas que apresentamos e experimente praticar os exercícios em casa. Como você estará praticando sozinho, é importante esclarecer que esses exercícios são recomendados para pessoas em boas condições de saúde. Em caso de dúvida, peça a orientação de seu médico. Esses exercícios também não substituem nenhum tipo de tratamento médico, embora eles representem um grande apoio para a manutenção da saúde física e mental.
 
publicado por Emanuel às 12:40
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